logo_56049

Sítio Bagagem: um santuário ecológico no Cerrado

O município de Niquelândia, Goiás, reserva um santuário ecológico: o Sítio Bagagem. Pertencente à família do professor do campo e do agricultor Manoel Alves Gomes Júnior, a área de 113 hectares de Cerrado nativo, onde são realizadas pesquisas na área agroecológica foi cenário para o trabalho de sistema floresta com diferentes categorias de animais como aves, peixes mamíferos e abelhas.

“Quando fui pra roça fiquei apaixonado pela natureza, com o plantio das florestas e o manejo das frutas, a luta pela terra e a dificuldade das Comunidades Tradicionais”, ressalta.

Após o início do trabalho, Manoel percebeu o retorno de espécies que não via há muitos anos no sítio, que é tocado pela família há 39 anos “A gente começa a ver animais voltando, como os jacus e os mutuns”. Além dessas, outras dezenas de espécies como aves, veados, tamanduás, onças, jaguatiricas e capivaras também estão entre os exemplares de fauna no território.

Grande parte desses animais são resgatados em condições adversas pelo Centro de Animais Silvestres de Goiás (CETAS). É feita uma triagem por meio do IBAMA e os animais chegam em uma área específica de soltura de animais domésticos que segue todas as normas técnicas do órgão.

O espaço de 20m2 e 4 m de altura é utilizado para abrigar os animais até que eles se acostumem com barulhos de outros animais e se adaptem ao novo clima. “Para garantir o ambiente de floresta, não trabalhamos com nenhum tipo de agricultura nesse perímetro, nem a sintrópica”, ressalta Manoel, que em paralelo ao trabalho de conservação, trabalha com educação no campo.

O papel da Nature Invest

Para concretizar o sonho do Sítio Bagagem, a Nature Invest ajudou na captação de recursos e numa mentoria para aprimorar o projeto da área de soltura: desde da parte da prestação de contas até a adaptação de recursos e divulgação.

“Quando você tem uma plataforma que auxilia tanto o executor do projeto como também o doador com a transparência na arrecadação do dinheiro, fica muito mais fácil. A Nature Invest nos deu credibilidade”.

A campanha foi lançada em 2022 e os doadores acompanham quem está gerindo o fundo até que a meta seja alcançada. “Começamos o nosso pequeno projeto, com uma meta de R$17 mil. A desburocratização na prestação de contas foi uma das principais vantagens”.

Assim como nós, em meio a tantos episódios devastadores de mudanças climáticas, Manoel se sente realizado com sua contribuição para o Cerrado. “Esses animais são grandes dispersores de sementes. Eles também plantam florestas. Isso pra mim é muito gratificante e me sinto satisfeito em contribuir pra manter o Cerrado vivo”. E nós também.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

vamos socializar

Links Rápidos

Nature Invest ©2024 Todos os direitos reservados.