Created by, wesley júnio de andrade
Organization Name: N.A.
Strategic Partner: Project Not Assign
Através do Viveiro de saberes buscaremos soluções para a renaturalização e recuperação dos rios e veredas em áreas sensíveis e degradadas pela ação do homem. A importância desse problema é pela conservação, preservação e aumento do volume hídrico, recuperação de rios e veredas que estão sendo assoreados e compactados por criações de gado. Assim o viveiro de saberes irá buscar a conscientização e recuperação das áreas plantando especies nativas e aumentando o volume hídrico.
O projeto viveiro de saberes, buscará através de oficinas, cursos, mutirões e dia de campo, sensibilizar agricultores rurais, a recuperar áreas degradadas, demarcar e cercar áreas de veredas e cursos d'águas através de plantio de mudas nativas do cerrado, buscando resgatar os saberes locais de especies da flora que possui valores culturais, econômicos e regenerativos. Multiplicando mudas de especies nativas do cerrado, como buriti, baru, baunilha do cerrado, cajuzinho, jatoba, dentre outros. Assim os agricultores que aderirem de forma voluntaria ira ter acompanhamento técnico, e qualificado sua área para de forma sustentável e buscando oferecer serviços ecossistêmicos dentro dos parâmetros de diretrizes do programa de Pagamento por serviços AmbientaisN.A.PSA, assim podendo observar que preservar o cerrado é financeiramente viável, pelo retorno dos benefícios gerados em sua propriedade. No inicio será instalado 1 unidade de referencia onde irá ser realizados os cursos, oficinas e a restauração do Rio Bonito que desagua no Rio Macaco que adentra o Parque estadual de Terra Ronca
Construção e um viveiro automatizado de 6 X 8 metros. Compra de equipamentos como carrinho de mão, pá, inchada, alicate de poda, sacos de mudas, telas, sombrite, madeira de eucaliptos, caixa d'água, irrigação, sementes e insumos para fazer biofertilizantes . Gasto com alimentação, material didático, para curso e oficinas.
Goiás, Brazil