O motivo inativo desta campanha não é fornecido pela equipe %s

Imagem
Imagem
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Imagem
Proteção de espécies
Imagem
Marinho Costeiro

Criado por, Juliano Dobis

No ritmo da conservação: adote uma raia-viola

1% Completo (sucesso)
BRL 10,00 criado de BRL 10.000,00 Meta
1%
Fixo
1 Financiadores
Data final:

Nome da Organização: MarBrasil

Parceiro Estratégico: Grande Reserva Mata Atlântica

Informações da Organização

Nome da Organização
MarBrasil
Categoria da Organização
Organização da sociedade civil
URL
https://marbrasil.org/
Localização da Organização
Av. Beira-Mar, 4073, Pontal do Paraná - PR, 83255-000, Brasil
Descrição

A Associação MarBrasil foi fundada em 2004, com o objetivo de buscar alternativas e soluções para a conservação e uso racional do ecossistema marinho-costeiro. Com sede em Pontal do Paraná, no Litoral Sul do País, a MarBrasil é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, formada por profissionais de competência científica, técnica e administrativa diversificada. Cidadãos que vêem a necessidade de unir esforços com a iniciativa privada e órgãos do governo de forma organizada, na busca de soluções para harmonizar o desenvolvimento do litoral paranaense e brasileiro.A estratégia para o desenvolvimento de ações da MarBrasil, está baseada na integração da pesquisa científica, da inovação tecnológica, e da educação para promover a Conservação dos ecossistemas marinhos e sua biodiversidade. Desenvolvemos projetos e programas nas seguintes áreas:Conservação de espécie ameaçadasPesquisa para criação e gestão de Unidades de Conservação marinhas e costeirasConservação da biodiversidade marinha e recursos pesqueirosEducação para a Conservação marinha e costeiraPesquisa e Inovação tecnológica para conservação

História do Projeto

Diga-nos mais sobre o desafio do projeto. Qual é o problema que você está tentando resolver? Porque é que o problema é significativo?

As raias-viola encontram-se entre os vertebrados mais ameaçados de extinção do planeta, sendo particularmente afetadas pela captura incidental em pescarias comerciais de pequeno e médio porte. Dado o baixo valor comercial destes animais, práticas de soltura com compensação financeira aos pescadores de baixa renda são formas promissoras para a conservação da espécie sem prejudicar pessoas em situação de vulnerabilidade social, como é o caso dos pescadores artesanais.


Conte-nos mais sobre a solução proposta para o projeto, como ela funcionará?

Esta proposta visa estabelecer um financiamento coletivo no qual cidadãos podem doar quantias específicas que serão utilizadas para salvar raias-viola da captura incidental pela pesca comercial.

As solturas vêm sendo realizadas desde 2010 e o programa de conservação já conta com mais de quatro mil indivíduos devolvidos à natureza, praticamente zerando os desembarques da raia-viola-do-focinho, uma das espécies contempladas nesta proposta. Visto que a compensação financeira se mostrou uma ferramenta social eficiente para lidar com este problema de conservação, a inclusão da sociedade na forma de doações poderá impulsionar o sentimento de pertencimento e empoderamento, afinal não se pode preservar o que não se conhece, ama e respeita.

Serão propostas 3 cotas de doação baseadas no preço pago por cada indivíduo salvo. Uma das cotas permitirá ao doador salvar 5 raias, ao valor de 25 reais. A outra cota permitirá ao doador salvar 10 raias, ao valor de 50 reais. Por fim, a cota premium permitirá ao doador salvar 20 raias, com uma doação de 100 reais. Todos os doadores poderão adotar as raias, recebendo certificados com as informações das raias e um vídeo das solturas, bem como fotos dos animais adotados e uma cartilha com informações sobre a espécie.


Quais serão as principais atividades do projeto e como os recursos da doação serão aplicados?

As principais atividades serão o acompanhamento dos desembarques de pesca no litoral do Paraná para a obtenção dos animais a serem salvos. Os recursos serão investidos na compra dos animais pelo valor simbólico de cinco reais cada e se possível, os custos de locomoção da equipe do ponto de desembarque até o ponto de soltura dos animais, este estabelecido de acordo com as condições oceanograficas calmas e favoráveis para a recuperação dos animais do estresse sofrido pela pesca.

Local de ação

Pontal do Paraná, PR, Brasil

Imagem
admin
BRL 10,00 30-11-2023

Postar um comentário

  • Não há comentários para esta campanha..