Criado por, durval mota
Nome da Organização: AQK
Parceiro Estratégico: Projeto não atribuído
O Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK) é nada mais que o maior território de descendentes quilombolas do Brasil. Este mesmo território é reconhecido pela fundação Palmares e articulado com a Coordenação Nacional de Quilombos (CONAQ), além de outros órgãos nacionais e internacionais que pleiteiam e promovem a criação e emancipação de territórios autônomos tradicionais por todo o planeta.
Ao mesmo tempo que se define por siglas, este mesmo território é a história, a vida e a cultura de um povo tradicional único e guerreiro habitante do Noroeste Goiano: o povo Kalunga. E assim sendo, este mesmo sítio é hoje a representação dos segredos antigos, das lutas passadas e da união futura de um povo que luta pela sua emancipação enquanto coletivo. Um povo mantenedor de saberes e práticas já há muito esquecidas por outras sociedades modernas.
Tanto o Território Kalunga, quanto nossa história e a imensa faixa de Cerrado Biodiverso e natural que nos protege são patrimônios imateriais sem preço, todos alocados em pleno Centro Oeste brasileiro. Nosso esforço é para que tal patrimônio seja gerido com sensibilidade pelos nossos próprios guardiões livres, sendo a base fértil para novas gerações que virão e para novas propostas de sociedades colaborativas que se formarão a partir da fusão de nossas tradições mais antigas com as demandas contemporâneas.
A emancipação do povo Kalunga é a garantia de que novos modelos de sociedades mais integradas com o seu meio possam surgir daqui para frente. Ao mesmo tempo, é consolidação dos direitos de liberdade e desenvolvimento garantidos pela constituição aos povos tradicionais brasileiros. Estes povos que ao longo da nossa história nacional foram paulatinamente subtraídos de seus direitos enquanto cidadãos e homens livres.
A completar
A completar
A completar
Goiás, Brazil